SAUDAÇÃO

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FESTA TRADICIONAL EM ALCANTARA-MA



Fonte: liquidificadordigital.blogspot.com

Sobre o Evento

Remete aos tempos áureos do Brasil Colonial, com cortejos, canto, dança e culinária. É uma das manifestações folclóricas mais ricas do Maranhão e está associada a santos católicos e casas de culto afro-maranhenses. Missas solenes, ladainhas, procissões, alvoradas, levantamento de mastro e passeatas fazem parte da programação do evento que gira em torno de crianças vestidas em trajes nobres, tratadas com regalias durante toda a comemoração. Ocorrem ainda, refeições fartas e distribuição de esmolas.

FESTEJO EM ALCANTARA-MA

Festa do Divino Espírito Santo leva multidão às ruas de Alcântara, MA

Festejo reúne religiosidade e tradição do período colonial.
Rito conta a história de antepassados que viviam escravizados

Todos os anos, a Festa do Divino Espírito Santo leva para as ruas de Alcântara, do outro lado da baia de São Marcos, a riqueza e a elegância vivenciadas no período colonial.
A realeza é representada por gente simples, que passeia pelas ruas e ladeiras da cidade em uma manifestação cultural que reúne tradição e religiosidade.
A arquitetura colonial é de uma época em que a economia próspera de Alcântara girava em torno do algodão e da cana-de-açúcar.
A festa do Divino, uma das mais populares no Maranhão, é realizada há mais de 400 anos. O festejo resiste ao tempo e trata o período colonial com elegância e costumes daquela época, a exemplo da corte que desfila luxo e remete à epoca áurea do império.

ALCANTARA-MA




Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão.Integra a Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.
Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.