Fonte: liquidificadordigital.blogspot.com
Alcantara destaca-se dentre as cidades hístóricas brasileiras pelo seu excepcional valor cultural, tendo sido em 1948 erigida em Monumento Nacional, tombado pelo SPHAN..
SAUDAÇÃO
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
FESTEJO EM ALCANTARA-MA
Festa do Divino Espírito Santo leva multidão às ruas de Alcântara, MA
Festejo reúne religiosidade e tradição do período colonial.
Rito conta a história de antepassados que viviam escravizados
Todos os anos, a Festa do Divino Espírito Santo leva para as ruas de Alcântara, do outro lado da baia de São Marcos, a riqueza e a elegância vivenciadas no período colonial.A realeza é representada por gente simples, que passeia pelas ruas e ladeiras da cidade em uma manifestação cultural que reúne tradição e religiosidade.
A arquitetura colonial é de uma época em que a economia próspera de Alcântara girava em torno do algodão e da cana-de-açúcar.
A festa do Divino, uma das mais populares no Maranhão, é realizada há mais de 400 anos. O festejo resiste ao tempo e trata o período colonial com elegância e costumes daquela época, a exemplo da corte que desfila luxo e remete à epoca áurea do império.
ALCANTARA-MA
Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão.Integra a Região Metropolitana de São Luis. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km².
A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.
Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o CLA - Centro de Lançamento de Alcântara. Na América Latina o CLA é o único concorrente do Centro Espacial de Kourou situada na Guiana Francesa, mas ao contrário deste, o centro espacial brasileiro não opera lançamentos constantes em razão de atrasos logísticos e tecnológicos.
Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio arqueológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies que também viveram na África pode comprovar que a África e a América do Sul já foram um só continente. A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo ("festa do Divino") é bastante difundida no estado, já que são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça "licores" e doces.
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
POUSADAS...
Pousadas em Alcântara
Pousada e Restaurante Bela Vista
Vila Jericó, nº5 – CEMA – Alcântara - MA
Fone: (98) 3337 1569
Pousada da Josefa
Rua Direita, s/n – Centro – Alcântara - MA
Fone: (98) 3337 1109
Rua Direita, s/n – Centro – Alcântara - MA
Fone: (98) 3337 1109
Pousada Jacaré
Av. Getúlio Vargas, nº 48, Centro – Alcântara - MA
FONE: (98) 3337 1265
Av. Getúlio Vargas, nº 48, Centro – Alcântara - MA
FONE: (98) 3337 1265
Pousada dos Guarás
Praia da Baronesa, s/n – Alcântara - MA
Fone: (98) 3337 1339
Praia da Baronesa, s/n – Alcântara - MA
Fone: (98) 3337 1339
Pousada Mordomo Régio
POUSADA LA MAISON DU BARON | ||
Local: Centro - Alcântara / MA Onde hospedar-se se transforma numa viagem inesquecível através da história ! Ver mais informações e fotos |
POUSADA DOS GUARÁS | ||
Local: CARAVELAS - Alcântara / MA Faça já sua reserva! |
Alcântara
|
GUIA HOTEL IN SITE - Guia de
Hotéis Brasil
ALCÂNTARA - MA Você está procurando hospedagem em Alcântara? No guia Hotel in Site você encontra pousadas em Alcântara.
Cidade: Alcântara - Estado: Maranhão Distância da Capital (São Luís): 53 Km Cidades próximas a Alcântara ou perto de Alcântara com hotéis: - até aprox.50 Km: São Luís - até aprox.100 Km: Alcântara oferece o contato com uma natureza maranhense diferente das areias dos Lençóis. A uma hora de barco da capital, a cidade se beneficia da ampla área de manguezal e igarapés, de onde tira parte do seu sustento e atrai os turistas. Vale a pena passar pelo menos um dia na cidade e conhecer também tanto as belezas das praias desertas como as comunidades quilombolas do interior.
ATRAÇÕES Manguezal Uma das principais fontes de renda da cidade, o mangue é uma boa opção para turismo. Com caminhos de madeira acima dos alagados, é possível fazer uma caminhada em um ambiente incomum e apreciar a flora e a fauna local. Procure orientação de guias para o Sirigueijo, prática de andar pelas raízes do mangue, subir em árvores e passar por obstáculos naturais, que mistura movimentos de montanhismo e muita agilidade. Praias Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol. Igarapés O passeio de barco pelos rios de Alcântara é uma boa opção de descanso no fim do dia. Destaque para a revoada de Guarás, pássaros vermelhos que habitam toda a área de mangue do Maranhão - a segunda maior do Brasil. Os Guarás nascem com a pena branca e ficam vermelhos com o tempo por causa dos caranguejos que se alimentam. Quilombolas As comunidades quilombolas se estabeleceram no interior de Alcântara vindas das fazendas de cana-de-açúcar. Hoje são pontos turísticos da cidade e sobrevivem de subsistência e do turismo. Principalmente da venda de artesanatos aos turistas. Turismo / Ecoturismo: GEOGRAFIA e HISTÓRIA A região da cidade de Alcântara sempre foi um ponto estratégico para os transportes mundiais. Durante o início do povoamento de Alcântara, a cidade tinha o porto mais próximo da Europa, o que fez a cidade de moradia da aristocracia maranhense. Hoje, quatro séculos depois, tem uma das principais bases de lançamento espacial do mundo, cobiçada até pela NASA, por estar próxima da linha do equador. A cultura em Alcântara se espelha em São Luís nas festas tradicionais, como a do Bumba meu boi. Mas a particularidade de Alcântara é a festa do Divino Espírito Santo. Toda a riqueza que um dia a cidade já viu é lembrada na festa, na figura do Imperador, que recebe em sua casa e dá comida e doces para todos que entrarem. A festa dura uma semana, com o auge no chamado Domingo de Pentecostes, 50 dias depois da páscoa. LOCALIZAÇÃO e ACESSO Como chegar Várias companhias aéreas fazem vôos para São Luís. O melhor jeito de ir até Alcântara é pegar um barco em São Luís. Existe uma balsa que faz a travessia da Baía de São Marcos duas vezes ao dia. Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado Turismo / Ecoturismo / Região Turística Esta cidade faz parte do Roteiro Turístico Pólo São Luís. As cidades que integram esse destino turístico são: Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José do Ribamar, São Luís. Sites sobre a cidade: http://www.cidadeshistoricas.art.br/alcantara/ Outras cidades turísticas no Maranhão: Araioses (Ilha do Caju), Barreirinhas
Para mais informações de ecoturismo acesse o Destino
Aventura e sobre esportes de aventura acesse o Webventure.
Outras formas práticas para encontrar seu hotel entre 15.000 opções de hospedagem em 1.500 cidades de todo o Brasil.
A pousada em Alcântara que você procura está aqui ! |
PREPARA, LANÇAR RASTREAR - CLA
CONCEITO GERALConcebido no início da década de 80, como um dos três segmentos da Missão Espacial Completa Brasileira – MECB, o Centro de Lançamento de Alcântara – CLA visava a permitir o lançamento, a partir do território brasileiro, de um satélite nacional, levado por um foguete também desenvolvido e produzido no país.
Hoje, com a evolução da MECB para o Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE, o CLA vem se consolidando como um centro de lançamento cuja localização privilegiada o coloca, potencialmente, como um dos mais vantajosos do mundo. Ao longo de seu processo de implantação, busca-se qualificá-lo tanto para veículos suborbitais como para lançadores de satélites, sempre tendo como referência os objetivos de confiabilidade e segurança demandados pelo setor espacial.
|
A implantação do CLA realiza-se progressivamente por três etapas, consideradas no seu projeto original, e cujas principais características são:
• A primeira, em curso, destina-se a atender desde foguetes de sondagem até lançadores de pequeno porte, de propulsão sólida, como o veículo lançador de satélites - VLS 1 (nacional), com capacidade de satelização em órbitas baixas.
• Abrange a própria concepção e elaboração do projeto do centro; regularização fundiária; construção e capacitação das instalações para as operações.
• Na segunda, evoluir-se-á para lançadores à propelente líquido, capazes de atingir órbitas geoestacionárias;
• Compreende a continuação dos lançamentos satelizadores em órbitas baixas; início da ampliação das instalações especiais para lançadores a propelente líquido; e dos programas de lançamento em órbitas geoestacionárias de satélites de comunicação, por exemplo.
• E, na terceira etapa, ter-se-á a adaptação para operar com veículos recicláveis, ou outras tecnologias que estarão disponíveis a longo prazo.
• A primeira, em curso, destina-se a atender desde foguetes de sondagem até lançadores de pequeno porte, de propulsão sólida, como o veículo lançador de satélites - VLS 1 (nacional), com capacidade de satelização em órbitas baixas.
• Abrange a própria concepção e elaboração do projeto do centro; regularização fundiária; construção e capacitação das instalações para as operações.
• Na segunda, evoluir-se-á para lançadores à propelente líquido, capazes de atingir órbitas geoestacionárias;
• Compreende a continuação dos lançamentos satelizadores em órbitas baixas; início da ampliação das instalações especiais para lançadores a propelente líquido; e dos programas de lançamento em órbitas geoestacionárias de satélites de comunicação, por exemplo.
• E, na terceira etapa, ter-se-á a adaptação para operar com veículos recicláveis, ou outras tecnologias que estarão disponíveis a longo prazo.
É natural que, transcorridas duas décadas, principalmente num setor altamente dinâmico como o espacial, os avanços tecnológicos se fazem manifestar e impõem evoluções nas concepções, nos projetos, nos sistemas e nas características operacionais do CLA.
Assim é que, além de perseguir as metas de implantação e de manter operacionais os bens instalados, o CLA tem que estar permanentemente dedicado a acompanhar as demandas de seus usuários - operadores cargas úteis, de satélites e de lançadores - de forma a prover-lhes as mais adequadas condições para preparação e lançamento.
De uma maneira geral, o CLA não exerce apenas o conjunto de operações de lançamentos, estabelecido em cronograma de eventos, está voltado, também, para a permanente manutenção e atualização de equipagens, aperfeiçoamento e treinamento de técnicos e engenheiros e modernização dos sistemas dedicados.
QUANDO IR...
QUANDO IR |
A festa mais tradicional de Alcântara é a Festa do Divino, considerada a melhor do Maranhão, que acontece sempre em maio ou junho, 50 dias após a Páscoa.
A cidade é tranquila, os turistas chegam e saem diariamente do porto e não alteram a rotina do lugar. Passar uma noite na cidade é também uma boa opção.
Assinar:
Postagens (Atom)