GUIA HOTEL IN SITE - Guia de
Hotéis Brasil
ALCÂNTARA - MA Você está procurando hospedagem em Alcântara? No guia Hotel in Site você encontra pousadas em Alcântara.
Cidade: Alcântara - Estado: Maranhão Distância da Capital (São Luís): 53 Km Cidades próximas a Alcântara ou perto de Alcântara com hotéis: - até aprox.50 Km: São Luís - até aprox.100 Km: Alcântara oferece o contato com uma natureza maranhense diferente das areias dos Lençóis. A uma hora de barco da capital, a cidade se beneficia da ampla área de manguezal e igarapés, de onde tira parte do seu sustento e atrai os turistas. Vale a pena passar pelo menos um dia na cidade e conhecer também tanto as belezas das praias desertas como as comunidades quilombolas do interior.
ATRAÇÕES Manguezal Uma das principais fontes de renda da cidade, o mangue é uma boa opção para turismo. Com caminhos de madeira acima dos alagados, é possível fazer uma caminhada em um ambiente incomum e apreciar a flora e a fauna local. Procure orientação de guias para o Sirigueijo, prática de andar pelas raízes do mangue, subir em árvores e passar por obstáculos naturais, que mistura movimentos de montanhismo e muita agilidade. Praias Alcântara tem cerca de 70 quilômetros de praias desertas cercadas de pedras e trilhas. Ideal para uma breve caminhada ou um trekking longo pela areia dura e pelas pedras. O mar e escuro por causa da influência de várias correntes e do fundo de areia. Agitado, porém sem ondas. Em alguns locais bancos de areia fazem piscinas naturais com água aquecida pelo sol. Igarapés O passeio de barco pelos rios de Alcântara é uma boa opção de descanso no fim do dia. Destaque para a revoada de Guarás, pássaros vermelhos que habitam toda a área de mangue do Maranhão - a segunda maior do Brasil. Os Guarás nascem com a pena branca e ficam vermelhos com o tempo por causa dos caranguejos que se alimentam. Quilombolas As comunidades quilombolas se estabeleceram no interior de Alcântara vindas das fazendas de cana-de-açúcar. Hoje são pontos turísticos da cidade e sobrevivem de subsistência e do turismo. Principalmente da venda de artesanatos aos turistas. Turismo / Ecoturismo: GEOGRAFIA e HISTÓRIA A região da cidade de Alcântara sempre foi um ponto estratégico para os transportes mundiais. Durante o início do povoamento de Alcântara, a cidade tinha o porto mais próximo da Europa, o que fez a cidade de moradia da aristocracia maranhense. Hoje, quatro séculos depois, tem uma das principais bases de lançamento espacial do mundo, cobiçada até pela NASA, por estar próxima da linha do equador. A cultura em Alcântara se espelha em São Luís nas festas tradicionais, como a do Bumba meu boi. Mas a particularidade de Alcântara é a festa do Divino Espírito Santo. Toda a riqueza que um dia a cidade já viu é lembrada na festa, na figura do Imperador, que recebe em sua casa e dá comida e doces para todos que entrarem. A festa dura uma semana, com o auge no chamado Domingo de Pentecostes, 50 dias depois da páscoa. LOCALIZAÇÃO e ACESSO Como chegar Várias companhias aéreas fazem vôos para São Luís. O melhor jeito de ir até Alcântara é pegar um barco em São Luís. Existe uma balsa que faz a travessia da Baía de São Marcos duas vezes ao dia. Aeroporto mais próximo: Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado Turismo / Ecoturismo / Região Turística Esta cidade faz parte do Roteiro Turístico Pólo São Luís. As cidades que integram esse destino turístico são: Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa, São José do Ribamar, São Luís. Sites sobre a cidade: http://www.cidadeshistoricas.art.br/alcantara/ Outras cidades turísticas no Maranhão: Araioses (Ilha do Caju), Barreirinhas
Para mais informações de ecoturismo acesse o Destino
Aventura e sobre esportes de aventura acesse o Webventure.
Outras formas práticas para encontrar seu hotel entre 15.000 opções de hospedagem em 1.500 cidades de todo o Brasil.
A pousada em Alcântara que você procura está aqui ! |
Alcantara destaca-se dentre as cidades hístóricas brasileiras pelo seu excepcional valor cultural, tendo sido em 1948 erigida em Monumento Nacional, tombado pelo SPHAN..
SAUDAÇÃO
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário